Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Aracruz - Sede

1 - SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - (ARACRUZ - ES)

 

Captação
O Sistema de Abastecimento de Água de Aracruz tem hoje como uma das principais fontes de produção, um manancial superficial, cujo nome é denominado Rio Piraqueaçu, sua nascente está localizada em Lombardia, distrito de Santa Teresa.

Esse sistema de captação consiste de uma barragem de elevação de nível em concreto, com vertedor, a partir da qual, é feita a tomada d'água. Em seguida passa por uma caixa de concreto para retenção de areia e segue para o poço de sucção das bombas.


Toda água captada é bombeada até a ETA através de três (03) conjuntos motobomba, sendo dois (02) de 250 CV, com capacidade de 504 m³/h cada e um (01) conjunto motobomba de 300 CV, com capacidade de 540 m³/h. A vazão atualmente captada é de cerca de 720 m³/h.


A adutora de água bruta se estende da captação à ETA, cobrindo uma extensão de 1.600 metros, com um desnível geométrico igual a 65 m, sendo constituída de uma adutora de 300 mm, e outras duas de 200 mm.


Tratamento

O Tratamento da água captada no manancial do Rio Piraqueaçu, é realizado na ETA, localizada no Bairro De Carli. O sistema de tratamento existente é do tipo convencional, consistindo de uma casa de química, calha parschal, floculadores, decantadores, filtros rápidos e tanque de contato, onde é feita a desinfecção, correção do pH e a fluoretação. A capacidade de tratamento da estação é de 910 m³/h. Atualmente a ETA aplica os seguintes produtos para obter o padrão de potabilidade exigido pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde: Sulfato de Alumínio Liquido, Cal Virgem Hidratada, Fluorssilicato de Sódio e Cloro Gasoso.


Distribuição

Atualmente a rede de distribuição de água de Aracruz possui aproximadamente 120.717 metros lineares de extensão. E atende a 16.666 economias, perfazendo um total de 15.025 ligações de água, aproximadamente 98% da população urbana é atendida com abastecimento d'água. A distribuição é feita em marcha, ou seja, diretamente bombeada na rede.

2 - SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DO ESGOTO - (ARACRUZ - ES)

Rede Coletora


A rede coletora de esgoto sanitário atende atualmente a 14.898 economias, perfazendo um total de 13.323 ligações, sendo constituída de manilhas de cerâmica vitrificada no diâmetro de 150 mm e tubos de PVC, nos diâmetros de 150, 200, 300 e 400 mm, possui ainda cerca de 1.125 poços de visita (PV's). Atualmente a extensão de rede cobre uma faixa de 79.751 metros, atendendo aproximadamente 88% da população urbana.

Veja as dicas de como você pode contribuir para que ela funcione normalmente.



Tratamento do Esgoto


Atualmente a sede do município dispõe de sistemas de tratamento de esgoto nos novos empreendimentos imobiliários. Se encontra em andamento a construção de coletores troncos e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia do Piranema, sendo estas construídas através de recursos oriundos de condicionantes impostas para obtenção de viabilidade para implantação de loteamentos.

 

A ETE terá capacidade para tratar 45 l/s (quarenta e cinco litros por segundo), correspondendo a 40% do esgoto produzido na Sede do Município.

 

 

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela

Impacta Soluções Web