Saae Aracruz/ES

Tele Atendimento 0800-2839590

Histórico

Histórico da Cidade de Aracruz - ES


O Município de Aracruz teve sua origem com a fundação de um pequeno aldeamento na foz do Rio Piraquê-Açú em 1556, pelos jesuítas Brás Lourenço, Diogo Jácome e Fabiano Lucena. Deram o nome de Aldeia Nova, com o objetivo de conquistar a terra e evangelizar os índios da região comandados pelo bravo Cacique Maracaiaguaçú, entretanto, a Aldeia teve desenvolvimento lento por causa da grande quantidade de formigas o que levou os padres a fundarem outra aldeia em 1557. Houve então a troca de nomes , a primeira passou a se chamar Aldeia Velha e a outra passou a se chamar Aldeia Nova.


Em 1832, chega a região de Santa Cruz, o imigrante Italiano Pietro Tabacchi, fundando a Fazenda Nova Trento em homenagem a sua terra natal.

Em 03 de Abril de 1848, a Resolução n.º 2 cria o Município de Santa Cruz (hoje Aracruz), com sede na Vila de Santa Cruz.

Em 1860, Santa Cruz recebeu a visita de D. Pedro II e sua Comitiva que pernoitaram na Vila de Santa Cruz., onde o imperador inaugurou o chafariz público e deixou como lembrança de sua passagem 06 medidas para líquidos feitas de bronze. No dia 04 de fevereiro de 1860 a Comitiva Imperial atravessou a Foz do Rio Piraquê-Açú e visitou a Aldeia Tupiniquim em Caieiras Velha e seguindo para Riacho.

Em 1873, através do Decreto Imperial n.º 5295, Pietro Tabacchi recebe autorização para trazer da Itália 70 famílias de colonos para sua fazenda.

 

ARACRUZ

 

As primeiras 386 famílias italianas saíram do Porto de Gênova em 03/01/1874, a bordo do navio francês Sofia, que também trouxe várias caixas de equipamentos agrícolas. O navio chegou à Baía de Vitória em 17 de fevereiro e somente em 01 de março, seguiram para Santa Cruz no vapor Presidente, onde lá partiram de canoa, através do Rio Piraqueaçú para a fazenda Nova Trento em Córrego Fundo.

Em 18 de Março de 1891, a Vila de Santa Cruz é elevada a categoria de Cidade pelo Decreto Estadual n.º 19 tornando-se uma Vila muito prospera sendo seu Porto Fluvial o mais movimentado e por onde escoavam as riquezas da região, mas a construção da Estrada de Ferro Vitória X Minas e da Br 101 vieram contribuir para acabar com o movimento do Porto de Santa Cruz.

Em 1943, o Decreto Estadual n.º 15177 dá o nome de Aracruz ao Município que até então chamava-se Santa Cruz.

Em 1948, a Resolução N.º 1 da Comarca Municipal de Aracruz autoriza a transferência da Sede do Município para o povoado de Sauassú que só aconteceu em 1950.

De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo bem como de outros historiadores. O pioneirismo de Tabacchi torna Aracruz o Berço da Imigração Italiana no Brasil, uma vez que, as expedições comerciais só começariam a chegar a São Paulo e ao sul do Brasil em 1885.

 

Informações Gerais do Município

  • O município de Aracruz ocupa uma área de: 1.426,83 Km²;
  • População de: 64.391 habitantes;
  • Significado do nome: Aracruz / Indígena – Altar da Cruz;
  • Criação do Município: Lei Provincial n.º 02 de 03/04/1848;
  • Limites: Ao Norte com o município de Linhares;
  • Ao sul com Fundão;
  • A leste com Oceano Atlântico;
  • A oeste com Ibiraçu e João Neiva;
  • Micro Região: Baixada Espírito Santense;
  • Divide-se politicamente em 05 distritos;
  • Sede, Santa Cruz, Riacho, Guaraná, Jacupemba;
  • Distância da Capital: 83 km;
  • Clima: Tropical Litorâneo com inverno seco, pouco acentuado.

© Copyright 2009 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela

Impacta Soluções Web